Normas de Conduta

O aikido é uma arte tradicional japonesa e respeita, portanto as normas de etiqueta japonesas. Entrar em um dojô de aikido é entrar em um local extremamente importante dedicado ao enriquecimento pessoal e espiritual onde a formalidade é requerida.

  1.  Antes de entrar no tatame, vire-se de costas, tire o calçado deixando a parte de trás dele encostada no tatame. Ao tirar o pé do calçado, coloque-o diretamente no tatame, não pise no chão descalço e depois ponha os pés no tatame. Os calçados devem todos ficar enfileirados, um do lado do outro, e não espalhados. Faça uma saudação em pé em direção ao quadro do fundador Morihei Ueshiba e se o sensei/instrutor já estiver no tatame, chegue perto dele e faça outra saudação 
  2.   Respeite o horário do treino, não chegue atrasado. Caso seja extremamente necessário, aguarde em seiza na beira do tatame autorização para entrar. Quando lhe for concedido, faça saudação de joelhos e diga “sumimassen onegaishimassu”. 
  3. Aikido é experiência, portanto se você não for o ministrante da aula, não ensine os outros alunos.
  4. Antes de o treino começar e antes de ele terminar os alunos devem estar em seiza, um ao lado do outro, diante da imagem do fundador. À direita os mais graduados.
  5. Durante o treino pratique exclusivamente a técnica que estiver sendo trabalhada no momento.
  6.  Se tiver alguma dúvida, dirija-se até o professor e faça a pergunta, não o chame de longe.
  7. Permaneça em seiza todo o tempo em que uma explicação estiver sendo dada e quando ela terminar, faça saudação de joelhos, agradecendo com “domo arigatou gozaimashita”.
  8. Quando for iniciar uma técnica, o aluno mais graduado começa primeiro. No caso de os dois serem da mesma graduação, tem a preferência o mais velho do grupo.
  9. Você não irá treinar apenas técnicas do seu programa de faixa, a revisão das técnicas iniciais é muito importante para sua formação.
  10. Cuidado com o colega, ele empresta seu corpo para que você aprenda.
  11. Não bata ou caia caso a técnica de seu colega não tenha sido efetiva, informe-o e permita que ele recomece.
  12. Mantenha as mensalidades em dia. O aluno não paga por técnicas ou aulas, o valor dos ensinamentos é inestimável, a mensalidade é uma forma de colaboração com o aprendizado do sensei e é uma pequena colaboração para o crescimento da arte.
  13.  Antes de deixar o tatame, dirija-se até a beira e faça saudação em pé na direção do quadro do fundador.
  14. Mantenha seu dogui (kimono) em ordem, unhas cortadas e cabelo comprido preso.
  15. Não faça comentários depreciativos de sua arte marcial fora do tatame.
  16. Somente use as técnicas aprendidas para o exercício do bem, da justiça e quando for imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário