Aikido Júnior



JUSTIFICATIVA

       Considerando que o Aikido pode proporcionar benefícios ilimitados a seus praticantes e também que ele pode ser adaptado para as mais diversas finalidades, elaboramos este currículo para que possa atender aos anseios de crianças entre nove e treze anos.

HABILIDADES

            Privilegiar-se-ão atividades lúdicas e que possam proporcionar prazer ao indivíduo para que ele possa ter um bom relacionamento com a arte marcial e aprender suas técnicas.

·        Ukemi - Como cair adequadamente
·        Timing - Tempo correto de reação
·        Memória
·        Respeito
·        Controle Emocional - Autodefesa
·        Tai Sabaki - Movimentação e deslocamento
·        Postura
·        Jo e Bokken
·        Técnicas básicas de Aikido
·        Fluidez


TRABALHO COM ARMAS

Por causa do benefício na postura e do fator diversão, haverá um trabalho com armas adaptadas - imitando bastão e espada - sempre procurando preservar a segurança dos alunos.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

            Adotaremos o já conhecido sistema de faixas coloridas.
Cada faixa, depois da branca poderá receber até quatro fitas brancas perpendiculares para representar que se atingiu uma meta ou um pequeno avanço. É uma pequena graduação informal. A fita também é usada como ato disciplinador. Em caso de mau comportamento ou regressão técnica, ela pode ser retirada.


No Aikido Júnior a sequência de faixas é a seguinte:

  • Faixa Branca;
  • Faixa Cinza;
  • Faixa Azul-Clara;
  • Faixa Laranja.


Após essas três, segue-se a sequência tradicional. Quando o menor de 14 anos atinge a faixa laranja, só poderá aumentar de graduação uma vez por ano. Tendo como graduação máxima a faixa verde.

  • Faixa Amarela;
  • Faixa Roxa;
  • Faixa Verde.


            Quando atingir a faixa verde, o aluno de Aikido Júnior pode ainda receber as fitas brancas indicativas de avanço. Mas só poderá se graduar de novo, quando atingir 14 anos e, portanto, puder compor a turma adulta. Ao deixar o Aikido Júnior e ir para a turma adulta, o aluno deverá deixar as fitas brancas e poderá ser reavaliado, pois os requisitos para o avanço de faixa são diferentes no Aikido adulto.
            Para progredir de faixa no Aikido Júnior, o aluno pode ser submetido a exame prático e também escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário