Principais Estilos do Aikido


  • Aikikai - principal estilo, atualmente encabeçado por Moriteru Ueshiba, neto do Fundador. No Brasil o Aikido foi introduzido em 1963 por Reishin Kawai em São Paulo, e Teruo Nakatani no Rio de Janeiro. Existem até o momento 3 organizações reconhecidas pela sede central do Japão conforme consta do site internacional do Aikikai Hombu Dojo, na seção "Overseas Organizations" e "Instructors abroad": As entidades reconhecidas pela Aikikai do Japão são: FEPAI , Confederação Brasileira de Aikido/Brazil Aikikai, e a Associação Central de Aikido. Somente as organizações oficialmente reconhecidas pela Central Mundial, a Fundação Aikikai (Hombu Dojo), em cada país, podem organizar visitas oficiais de autoridades e grandes mestres, quando viajam representando esta entidade international ligados ao Hombu Dojo. No Brasil diversos representantes do Hombu Dojo já estiveram em visita oficial entre eles Kishomaru Ueshiba, filho do fundador e antigo doshu que esteve duas vezes no Brasil a convite pessoal de Kawai Shihan quando era responsável pela FEPAI. Em 2006 Moriteru Ueshiba o atual doshu em 2006 veio para um evento, organizado pela FEPAI, e pela Confederação Brasileira de Aikido/Brazil Aikikai e com apoio do Shihan Ichitami Shikanai. Muitos grandes mestres alunos diretos do Fundador, vieram convidados pela Confederação Brasileira de Aikido-Brazil Aikikai, como Yoshimitsu Yamada, Nobuyoshi Tamura, Seichi Sugano, Hiroshi Kato, John Stevens bem como Hiroshi Ysoyama, Kawabe, Inagaki, pela FEPAI, bem como estas duas organizações ainda juntas trouxeram os mestres , IRie, Sugawara, Kobayashi, Hayato Osawa, Yasuno. Fujita Sensei veio ao Brazil varias vezes por convite pessoal de Kawai Sensei, bem como Seki Sensei, este último presente nos últimos 3 anos no Brasil a convite da União Sul Americana de Aikido. A Academia Central pode convidar oficialmente shihan do Hombu dojo porque é uma das organizações reconhecidas pelo Hombu Dojo.
  • Iwama - (conhecido como Iwama Ryu ou, mais recentemente, Iwama Juku) - estilo tradicional, com grande ênfase no treino de armas e na sua relação com o treino de mãos vazias. Fundado por Morihiro Saitouchideshi do Fundador de 1946 até 1969. Muitos consideram que sensei Saito foi o aluno que mais tempo passou estudando diretamente com O-Sensei. Saito afirmou estar tentando preservar e ensinar a arte exatamente como ensinada a ele pelo Fundador; tecnicamente assemelhando-se ao aikido ensinado por O-Sensei no início da década de 50 principalmente no dojô de Iwama. Desde a morte de Morihiro Saito, o estilo tem sido praticado dentro de uma associação independente encabeçada por seu filho, Hitohiro Saito. No entanto, existem muitas pessoas dentro da organização Aikikai que praticaram com Saito Sensei e que decidiram continuar dentro do Aikikai. Na verdade, o Aikikai é uma organização de Aikido e não propriamente um estilo, pois existe liberdade para a prática dentro desta organização e cada professor de cada dojo, faz o Aikido no estilo com o qual mais se afina. As competições, são proibidas em qualquer caso salvo no estilo Tomiki onde elas são estimuladas. Saito Sensei deixou como seu sucessor Hitohiro Saito, guardião do estilo de espada desenvolvido por O SENSEI e ensinado no Dojo de Iwama, em frente ao Aiki Jinja, sendo esta a linhagem de honra do estilo Iwama de Aikido, apesar de outros praticarem em outros locais.
  • Shin Shin Toitsu Aikido - também conhecido como Ki-Aikido, linha fundada por Koichi Tohei com base em seus estudos com o mestre Tempu Nakamura (fundador do Shin Shin Toitsu Do, ou caminho da unificação mente-corpo). O Shin Shin Toitsu Aikido é caracterizado por técnicas muito subtis e fluidas, com ênfase no desenvolvimento do ki.
  • Shodokan - também conhecido como Tomiki Aikido. Fundado por Shihan Kenji Tomiki, o Shodokan Aikido é o único estilo de Aikido que permite a competição, é uma mistura do Aikido tradicional com o método de ensino do Judo moderno. Incorpora várias formas de desequilíbrio, esquiva, golpes, torções, arremessos, rolamentos e giros no seu repertório técnico. Ele ensina desde técnicas tradicionais até técnicas desenvolvidas para o meio competitivo. O Shodokan engloba kata, treino livre, competição e defesa pessoal. A participação em competições não é obrigatória.
  • Yoshinkan - fundado por Gozo Shioda com ênfase na eficiência em combate devido à qual é frequentemente visto como um estilo duro (hard style) em alternativa aos estilos concentrados na fluidez, estética e espiritualidade. Ensinado à polícia municipal de Tóquio.
  • Shin'ei Taido - criado pelo sobrinho do Fundador do aikidosensei Noriaki (Yoichiro) Inoue (1902-1994).
  • Korindo - criado por Minoru Hirai Sensei, antigo discípulo do Fundador no Aikikai Hombu Dojo em Tóquio. Foi esse mestre também o responsável pela criação do nome "Aikido".
Fonte: Wikipedia