Nova identidade e novo visual

Nosso grupo de Aikido, no decorrer de sua caminhada, desde 2006 quando o sensei Guilherme Mattos iniciou suas atividades na cidade de Cascavel, passou por várias fases. Mas foi no ano de 2012 que decidimos usar nosso logo como está acima, ele representou a fase em que Vinícius Sensei passou a coordenar o grupo, orientado por Lincoln Sensei. O logo antigo, bem como o nome do grupo, tinha como objetivo contar para os habitantes da cidade que já havia um dojô de Aikido na cidade.
Desde então muitas coisas boas aconteceram, nosso sensei graduou-se shodan e depois nidan. Marciano, um aluno do grupo, graduou-se shodan. Abrimos, em convênio com a ShengTao Terapias Orientais, um segundo dojô, com uma proposta de atendimento diferenciada. Recebemos seminários importantes, de nível nacional, como a visita de Matias e Lilba Senseis. E Lincoln Sensei superou a marca de dez visitas a nosso dojô, sempre com o carinho especial e técnica apurada, sua marca registrada.
Chegamos, no início de 2017, a novos desafios, com vontade de expandir nossas atividades. O grupo original passa a dar frutos, recebemos solicitações de pessoas que queriam que o grupo passasse a atender em outros locais da cidade e também em cidades próximas. Notamos que a identidade visual antiga já não atendia mais ao propósito do nosso grupo. Estamos nos preparando para deixar de ser um dojô e ser um grupo de dojôs sob a mesma bandeira.
Se viéssemos a atender em outras cidades, o nome Aikido Cascavel, logicamente, não faria mais sentido. Logo, uma filial, nossa teria de usar outro nome, perdendo a ideia de vínculo.
Apresentando o nome cuja ideia nos orientará:
KENSHINKAI AIKIDO
KEN  (espada/lâmina) + SHIN (coração, núcleo, fidelidade)
KENSHIN – espírito da espada, verdade, devoção, dedicação
KAI – grupo
CONSTRUÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL
A COR
O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É o simbolo da natureza, da vida nova, energia, fertilidade, equilíbrio, segurança, riqueza, crescimento, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia. Verde claro ou misturado com o branco: essa mistura representa o sucesso e a superação, um lado positivo do verde. É a cor predominante no logo antigo.


ENSŌ
O ensō simboliza um momento quando a mente está livre para simplesmente deixar os sentidos criarem. A pincelada de tinta do círculo geralmente é feita sobre seda ou papel de arroz em apenas um movimento. Simboliza iluminação, força, elegância, o universo.


A FLOR DE LÓTUS
Hanakotoba é o termo japonês para o significado que a cultura japonesa atribui às flores. Cada uma tem um propósito e uma ocasião de uso. A flor de lótus significa a pureza.


FONTE
Como toda a ideia visual ficou pautada na suavidade, tranquilidade a fonte também teria que seguir esse padrão. A fonte Tenderness (ternura em inglês) combinou com o propósito. A ausência de serifa transmite uma ideia mais informal e os traços são suaves.


COMPOSIÇÃO


+ + Kenshinkai Aikido


NOVA IDENTIDADE VISUAL