Conheça o Aikido

O Aikido é uma arte marcial japonesa que descende de artes secretas dos samurais e resgata aspectos tradicionais da marcialidade nipônica. É amplamente usado como instrumento de defesa por forças policiais no mundo inteiro.
Com um grande repertório de chaves, torções, arremessos e golpes desequilibrantes que não precisam de força para funcionar, o aikido pode ser praticado por pessoas de variadas idades, ambos os gêneros e inclusive por pessoas com algumas limitações físicas.
De natureza extremamente defensiva, o aikidoka (praticante de aikido) molda-se ao ataque para evitar usar força e provocar a desestabilização, o desequilíbrio e a imobilização de um possível atacante. Não há competições no aikido, acreditamos que os verdadeiros vencedores são os que conseguem dominar os próprios impulsos, podendo o praticante levar a filosofia de não conflito para fora do tatame e aplicar em sua vida pessoal.
As quedas são uma parte importante do treinamento que, além disso, conta com alongamento, aquecimento e técnicas que desenvolvem a marcialidade. Ao praticar as quedas, além de estar seguro na hora do treino, o indivíduo fica mais protegido de acidentes que podem acontecer no dia a dia.

A palavra aikido – do idioma japonês – conta com três ideogramas que significam

AI – 合 – Harmonia, União
KI – 気 – Energia
DO – 道 – Caminho, Sentido, Trajeto

Dentre as várias interpretações do termo, podemos também traduzi-lo como “Caminho de unificação de energias”.

Na academia West Fitness contamos com duas turmas de Aikido. Uma adulta e uma infanto-juvenil. O grupo Aikido Cascavel está filiado à União Sul-americana de Aikido que foi fundada pelo introdutor da arte no Brasil – Kawai Sensei. Procuramos sempre, além de ministrar as aulas, organizar, com professores de outras cidades, eventos que promovem o aprimoramento técnico dos alunos. E estamos em constante aperfeiçoamento, participando de eventos nacionais e até internacionais objetivando levar aos alunos o aikido assim como é praticado hoje no Japão.
Convidamos vocês a virem conhecer o aikido em uma aula experimental gratuita.

Vinícius Ramon Fontanela
Instrutor Responsável
Aikido Cascavel
www.aikidocascavel.com